domingo, 10 de fevereiro de 2013

Férias e Carnaval sem Rio.





Uma das grandes paixões da minha vida sempre foi o samba. Como um bom carioca deve ser, sou completamente apaixonado por samba e cresci me acostumando a passar o ano inteiro em Brasília estudando para no fim do ano poder curtir de 2 a 3 meses de férias, Rio e samba. Essa era minha vida e em um momento eu achei que seria assim pra sempre. E o momento ápice do samba sempre foi o carnaval. Quantas e quantas vezes voltei para Brasília com o choro engasgado na garganta e pensando se era mesmo a vida que eu queria levar. 

Portanto o carnaval sempre teve um valor na minha vida. É da minha criação aproveitar o carnaval. Não era daqueles que tirava a época do carnaval pra "me acabar". Apenas curtia o que deveria ser curtido. O Rio de Janeiro sempre teve esse papel na minha vida de recarregar minhas energias, me mostrar de onde vim, quem sou e recuperar as forças para continuar seguindo firme e com propósito. Era o sinal de que o tempo de descanso estava acabando e que precisava recomeçar minha vida e meus sonhos na cidade sem praia. Assim foi por muito tempo. Me recordo que a primeira vez que não passei um carnaval no Rio foi com 15 anos e eu simplesmente flertei pela primeira vez na vida com a sensação de depressão. Aqui em Brasília já é difícil ficar durante o ano, imagina então no carnaval. 

Hoje em dia, nos meus últimos 8 anos acostumei-me com a possibilidade remota de passar o carnaval no Rio, devido ao trabalho e devido à idade e responsabilidades que se assume com o tempo. Nos últimos 3 anos passei aqui e simplesmente me trancafiei em casa. Quando via ou ouvia algo sobre os desfiles de escola de samba ou algo assim, batia uma tristeza complicada de explicar. Uma nostalgia misturada com desânimo e uma intolerância com qualquer demonstração de felicidade de qualquer pessoa na época de carnaval em Brasília.



Mas não escrevo isso para registrar aqui minha história de vida. Escrevo para mostrar como somos passíveis de mudança. Este ano dentro da minha programação já estava a ideia de não viajar, de utilizar o carnaval para descanso e para reciclagem de ideias. E cá estou eu: aparentando pela primeira vez na minha vida estar tranquilo, feliz pela cidade estar vazia, podendo ser melhor aproveitada e tentando consumir essas horas de tranquilidade para projetar melhor o ano de 2013 que promete muitos acontecimentos. 

É bem complicado ficar mais de um ano sem viver essa cena.


Apesar da saudade absurda de viver o que sempre vivi nessa época, é impressionante como somos capazes de mudar. Esse lance de ficar mais velho nos faz ter uma capacidade melhor de olhar sob diversos pontos de vista, pesar situações e tomar decisões. Enquanto escrevo sei que começaram os desfiles, sinto falta da praia, do ambiente do Rio, das pessoas e como elas se comportam, de viver uma vida mais intensa e despreocupada e sinto falta da família que vive lá. Chego a quase balançar como antigamente, mas aí vem aquela dita "maturidade" que me mostra outros caminhos, possibilidades e que sofrer e se chatear não vale a pena. Só vale a pena viver a vida acreditando que o melhor é o agora. 

Então vamos nessa. Aos poucos vou me soltando por aqui e contando minhas teorias sobre a vida. 

As ideias têm vindo com força. Só falta me programar pra postar mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário